21/10/2025
A natureza, ao evoluir a reprodução sexuada, melhorou as possibilidades e probabilidades de sobrevivência de uma espécie biológica pluricelular qualquer.
Então os homens começaram a procurar as mulheres mais saudáveis, mais bonitas, assim como as mulheres procuravam os homens mais fortes, mais saudáveis e poderosos, com o intuito de procurar e conseguir uma prole com maiores chances de sobreviver e de se reproduzir.
Por isso as fêmeas se embelezavam, se "produziam", dançavam, se exibiam, mostravam seus dotes para atrair o melhor reprodutor possível. Os homens também se embelezavam, se "produziam", dançavam, lutavam, cantavam e mostravam seus dotes buscando conquistar a melhor reprodutora possível. Chegavam ao ponto de lutar, guerrear, migrar, para conseguir esses intentos. Assim acontece em todas as espécies pluricelulares.
Atualmente, quando a reprodução humana está sendo desestimulada, seria necessário todo esse trabalho, toda essa produção de meios de conquista, tanta preocupação com estética, com moda entre nós?
Penso que moda e estética viraram apenas "produtos de consumo", cada vez mais estimuladas para o lucro imenso de alguns poucos mais espertalhões.